Tudo o que Você Precisa Saber de um Casamento Judaico
O site casamento.com.br que fez essa matéria, o texto é da Maria Religare e está cheio de curiosidades sobre as tradições judaicas nos casamentos, vale a pena conferir:
Para a religião judaica o casamento é considerado um dos atos mais sagrados e a preparação de todo o evento é repleta de detalhes, que requer vários rituais, até para a alimentação que será servida.
Fábio Abramovay, proprietário do Buffet Vila dos Ipes, referência em casamentos judaicos e pertencente também à religião, nos contou como são os procedimentos, costumes e rituais desses lindos e emocionantes eventos.
Existem rituais específicos na cerimônia?
A cerimônia de casamento significa que a união do casal os transformará em uma só alma, por isso a importância de todo o ritual e a família presenciando essa união.
Os pais acompanham os noivos até a chupá (altar, sempre aberta nas laterais, simbolizando o novo lar do casal), portando velas acesas. O noivo é o primeiro a chegar e aguarda a noiva. Ao chegarem à chupá, a noiva e seus pais, dão sete voltas ao redor do noivo.
Este é um costume de origem cabalística, difundido apenas entre as comunidades judaicas ashkenazitas (ocidentais). As voltas simbolizam os sete dias da criação.
Os noivos não devem levar nada nos bolsos, nem usarem joias durante a cerimônia, para demonstrarem a aceitação pura, sem dar valor ao material.
Duas taças de vinho são servidas aos noivos, e ambos bebem do mesmo copo simbolizando a união total. Trocam as alianças, que devem ser de ouro e lisas sem desenhos.
No final da cerimônia, vem o famoso ato de quebrar o copo, que é feito pelo noivo e significa a manter a lembrança da destruição de seu Templo Sagrado.
Todos os convidado celebram esse momento dizendo “Mazal Tove” que significa “Boa sorte” e encerra-se com música.
O buffet tem que adotar algum procedimento específico para um casamento judaico?
Sim, toda a louça e material exclusivos para casamentos judaicos são lacrados para que não haja o contato da carne e do leite, por exemplo.
Todo alimento passa por um processo rígido de análise e limpeza. O equipamento é esterilizado com um maçarico pelo responsável, sendo que somente homens podem acender o fogo.
Como é o processo de preparação da comida kasher?
Refere-se àquela comida apropriada ao consumo, isto é, que preenche todos os requisitos da dieta judaica e que sejam preparadas de acordo com suas leis.
Não é permitido misturar carne com leite e derivados, seja na preparação, armazenamento ou consumo.
Para ser kasher é necessária a supervisão rabínica na cozinha, o que inclui a presença de pessoas shomrei Shabat, observantes do Shabat, que irão acender o fogo, orientar e fiscalizar a confecção de todos os ingredientes e sua preparação, até o consumo final.
Existem rituais característicos durante a festa?
A festa sempre tem músicas com simbolismos e bênçãos, dança israelita e o levantar bem alto das cadeiras dos noivos.
A festa é uma das partes mais animadas. A maioria dos convidados está muito feliz com a união e deixa transparecer muito isso. Em casamentos mais tradicionais (ortodoxos) no salão da festa, costuma ter uma divisão que separa os homens das mulheres. Durante a cerimônia isto é mais comum, que mulheres sentem em um lado e homens em outro. Mas isso vai de casal para casal.
O importante é celebrar e se divertir, independente da religião ou costume!