O que é Marketing Promocional?
Segundo a AMPRO (Associação de Marketing Promocional), Marketing Promocional é comunicação de marca com objetivo de incrementar a percepção de seu valor por meio de técnicas promocionais e pontos de contato que ativem a compra, o uso, a fidelização ou a experiência de produtos e serviços.
O Marketing Promocional não é uma ideia isolada, pelo contrário, é uma junção de várias a partir de uma principal.
O SEBRAE apresenta no seu Manual “Como Elaborar Campanhas Promocionais”, a Estrutura de uma Campanha Promocional. Veja:
1- A comunicação
Os elementos do processo de comunicação
Os tipos de comunicação
O plano de comunicação
O briefing- Objetivos da Campanha
2- Campanhas
As estratégias e os tipos de campanhas
A escolha e a aprovação do tipo de campanha
3- O plano de promoção
A “oferta”
As técnicas de Promoções
O desenvolvimento do plano de promoção
O modelo de avaliação de resposta
O calendário promocional
4- Os meio de comunicação
A escolha e a decisão dos meios
O plano de mídia
O plano de ação
A definição da verba
O mito da agência de propaganda
5- O Merchandising no ponto de venda (PDV)
Os elementos do merchandising
As práticas de merchandising no varejo
O layout e a Exibitécnica
O plano de merchandising
O Marketing Promocional tem muitas vantagens, fixação da marca, bloqueio da concorrência, aceleração das vendas de um determinado produto ou serviço, entre outras.