Músicas para cerimônia de casamento: veja 8 opções perfeitas
Conforme vai se aproximando a data escolhida para o enlace matrimonial, são muitos detalhes a serem resolvidos para que tudo saia perfeito, não é mesmo? Um dos desafios que gera muitas dúvidas é a escolha das músicas para cerimônia de casamento.
Seja para fugir das opções mais comuns ou para eleger o que mais combina com o estilo dos noivos, muitos casais acabam se sentindo um pouco perdidos em meio a tantas canções belas e significativas disponíveis para a ocasião.
Atualmente, a maioria acaba preferindo algo mais pessoal e singular, que conte um pouco a história do casal — deixando de lado, assim, as músicas muito tradicionais, como a famosa “Marcha Nupcial” para a entrada da noiva.
De fato, a escolha das canções para os vários momentos do casamento é uma tarefa que merece atenção, pois as músicas são os principais detalhes responsáveis por dar a emoção de cada parte da cerimônia.
Por isso, se você ainda está na dúvida sobre as músicas para a celebração, continue a leitura e defina agora mesmo o que fará parte da playlist do seu grande dia!
Como escolher as músicas para cerimônia de casamento
Assim como todos os elementos do casamento (decoração, trajes, local do evento), as músicas também devem, primeiramente, atender ao estilo do casal para que a cerimônia transcorra em harmonia, com naturalidade e beleza.
Por isso, se os noivos possuem um perfil mais romântico, uma opção são os clássicos da MPB, canções internacionais ou temas de filme do gênero. Já para os mais descontraídos e irreverentes, vale usar uma pegada mais rock ou pop rock nas diversas entradas.
Outra dica é que a escolha do repertório também está ligada à opção de usar DJ, uma banda ou até uma orquestra na celebração.
Para quem gosta de uma proposta mais clássica e suave, vale a pena investir em uma orquestra, com piano e violinos, tocando apenas a melodia das canções escolhidas.
Há, ainda, a opção de fazer um estilo “voz e violão”, adaptando músicas mais agitadas para um ritmo mais lento e calmo, de forma que se adapte bem às entradas de padrinhos, dos pais e do noivo, entre outras.
No caso de bandas e orquestras, é importante que sejam realizados ensaios para que não ocorram erros na hora, colocando a emoção e a expectativa dos noivos em risco.
Se a opção de som for um DJ, defina a playlist e repasse com o profissional como será a ordem e a duração de cada música.
Lembre-se apenas de que, assim como dão o toque emotivo à cerimônia, as músicas também “marcam” o início e o fim de cada momento importante da celebração. Portanto, quanto mais músicas houver, mais tempo vai demorar o casamento.
Por isso, use o bom senso para que os convidados — especialmente as crianças — não fiquem exaustos, em vez de felizes, no seu casamento. Deixe a música tomar conta do salão na hora da festa.
Escolha as canções e depois some o tempo total de duração. Se passar de 1h30, é bom cortar alguns trechos e adequá-las ao momento da cerimônia.
8 tendências de músicas para os principais momentos
Há muitas opções de músicas que podem transmitir todo o sentimento que o casal deseja nesse dia tão especial!
Contudo, para quem não sabe nem por onde começar ou está sem tempo para fazer uma grande seleção, separamos oito sugestões para as principais entradas de um casamento.
1. Entrada dos padrinhos
Essa é, geralmente, a primeira entrada, mas pode vir depois da entrada dos pais. Cada assessoria pode orientar de uma forma.
Aqui, com os padrinhos, vale a regra de músicas que falem de amizade, companheirismo e podem ser cantadas ou executadas de forma instrumental. Só não podem ser mais impactantes que as entradas do noivo e da noiva, por exemplo.
- Somewhere over the Rainbow (Israel “IZ” Kamakawiwoʻole)
- Endless Love (Lionel Richie & Diana Ross)
- Um Dia de Domingo (Tim Maia & Gal Costa)
- With a Little Help from My Friends (Joe Cocker)
- Stand by Me (Ben E. King)
- Sol de Primavera (Flávio Venturini)
- Make You Feel My Love (Adele)
2. Entrada dos pais
Esse é um momento que impõe mais respeito e, de certa forma, também traz certa nostalgia, pois começa um novo ciclo tanto para os pais quanto para os filhos que estão iniciando o matrimônio.
- Daughter (John Mayer)
- I”ll Be There (Mariah Carey)
- Wonderful World (Louis Armstrong)
- Jesus Alegria dos Homens (J. S. Bach)
- Unforgettable (Natalie Cole)
- Como É Grande o Meu Amor por Você (Roberto Carlos)
- Agnus Dei (Michael W. Smith)
3. Entrada do noivo
Junto com a noiva, o noivo é um dos protagonistas do evento e, por isso, precisa ter um tema marcante, com uma certa “pompa” e um toque nobre. Continua valendo a regra de a música não ofuscar a entrada mais aguardada: a da noiva.
- Bolero de Ravel (Maurice Ravel)
- I Don’t Want to Miss a Thing (Aerosmith)
- Pétala (Djavan)
- Upside Down (Jack Johnson)
- Nothing Else Matters (Metallica)
- Pensando em Você (Paulinho Moska)
- 93 Milions Miles (Jason Mraz)
4. Entrada de daminhas e pajens
A entrada desses pequenos convidados precisa ser um momento alegre e descontraído, até mesmo para que eles mantenham a calma diante de tanta expectativa.
De maneira geral, já é um momento em que as pessoas sorriem e esperam alguns imprevistos, como a criança não querer completar o percurso.
Prefira músicas que sejam infantis e suaves, despertando o interesse dos pequenos e tornando o momento mais gracioso.
- A Bela e a Fera (tema do filme)
- Trem Bala (Ana Vilela)
- Mágico de Oz (tema do filme)
- Aquarela (Toquinho)
- Alecrim Dourado (cantiga popular)
- Se Esta Rua Fosse Minha (cantiga popular)
- Primavera (Vivaldi)
5. Entrada da noiva
A entrada da noiva é o auge da cerimônia e, por isso, pede algo realmente marcante, de grande impacto, mas sem perder a ternura desse momento tão esperado. Quanto maior for a instrumentação da música, mais emoção a ocasião despertará.
- Conquista do Paraíso (Vangelis)
- She (Charles Aznavour)
- A Thousand Years (Christina Perri)
- Eu Sei que Vou te Amar/Pela Luz dos Olhos Teus (Tom Jobim)
- The Way You Look Tonight (Tony Bennett)
- Perfect (Ed Sheeran)
- From This Moment (Shania Twain)
6. Benção/troca das alianças
- Por ser uma parte profunda e terna, a benção das alianças pede uma música mais suave e introspectiva.
- Ave Maria (Charles Gounod)
- Amazing Grace (John Newton)
- Hallelujah (Leonard Cohen)
- De Janeiro a Janeiro (Roberta Campos)
- All of Me (John Legend)
- Fascinação (Elis Regina)
- Thank You for Loving Me (Jon Bon Jovi)
7. Cumprimentos dos noivos
Após a troca das alianças, esse é um momento muito emocionante para todos os convidados, que têm a oportunidade de desejar felicidade aos recém-casados. Também é comum que a família se sinta emotiva.
- O Fantasma da Ópera (versão Antonio Banderas & Sarah Brightman)
- I’m Yours (Jason Mraz)
- Everything (Michael Bublé e Alan Chang)
- Con Te Partiro (Andrea Bocelli)
- How Deep Is Your Love (Bee Gees)
- I Just Called to Say I Love You (Stevie Wonder)
- Quem Tome Conta de Mim (Paula Toller)
8. Saída dos noivos
Aqui é a etapa em que a euforia e a alegria tomam conta. É a grande oportunidade de comemorar de forma descontraída. Por isso, deve-se usar canções agitadas, dançantes, que já levem os convidados para o clima da festa.
- Sugar (Maroon 5)
- Happy (Pharell Williams)
- Viva la Vida (Coldplay)
- Paradise (Coldplay)
- Can’t Take My Eyes off You (Gloria Gaynor)
- Say Little Prayer (Aretha Franklin)
- Pra Você Eu Guardei o Amor (Nando Reis e Ana Cãnas)
Com certeza, após esse artigo, você já cumpriu a tarefa de escolher as músicas para cerimônia de casamento. Agora, é só acertar com a equipe responsável por essa parte e voltar a sonhar com o grande dia que está próximo!
Gostou desse artigo? Leia também como realizar uma cerimônia inesquecível na igreja!