Marketing de Experiência: como utilizá-lo para sua empresa
Sempre destacamos aqui no blog a importância de proporcionar ao seu público interno e externo experiências positivas e envolventes para que ela se torne inesquecível e deixe as pessoas mais engajadas com a sua marca.
Experiências que tocam o emocional das pessoas, sempre geram bons resultados, por isso, muitas empresas têm investido em ações de marketing de experiência.
Mas afinal, o que é Marketing de Experiência?
Ele consiste em ações que utilizam a emoção das pessoas para conquistá-las, engajá-las e por fim fidelizá-las.
Conheça abaixo os tipos de experiências que se dividem em 5 grupos:
Sentidos – são experiências criadas para os 5 sentidos: visão, olfato, tato, paladar e audição. Por exemplo: um perfume gostoso em um ambiente, que faça o cliente remeter a sua marca sempre que sentir o mesmo cheiro.
Sentimento – ações que despertam a emoção, felicidade dos clientes, que os deixem surpresos e torne o momento inesquecível para eles.
Pensamento – mudar paradigmas, inovar e sair do óbvio.
Ação – experiências que promovem interação, como ações promocionais, online, geralmente esta é a que mais vemos acontecer.
Identificação – quando o cliente se identifica com a marca, que apoia as mesmas causas que ele, que possui os mesmos valores é uma ótima forma para fidelizar o seu público.
Para fidelizar os seus clientes, você precisa encantá-los por isso a nossa proposta dentre várias existentes é que você INOVE, este é o segredo, realizar ações diferenciadas, dinâmicas que promovam boas e inesquecíveis experiencias para o seu público.
Case de Sucesso – Clube ABC Gourmet
Em 2016, o Shopping ABC, desenvolveu uma plataforma de experiências gastronômicas aliado a Litterale Consultoria, onde são promovidas experiências gastronômicas para os seus clientes.
Ele é considerado o único ambiente no país tem possui capacidade para até 60 pessoas cozinharem juntas.
Segundo a Litterale Consultoria “este espaço pode ser contratado por qualquer empresa que queira conduzir eventos de treinamento e desenvolvimento paras seus diferentes times, pelas áreas e agências de marketing que queiram promover produtos e serviços ou aproximar-se mais dos seus clientes. Também recebemos associações e famílias que querem viver experiências inesquecíveis com seus amigos”.
Eventos gastronômicos, como este do Clube ABC Gourmet, são uma das únicas experiências que conseguem reunir os 5 grupos que relatamos anteriormente: sentidos, sentimento, pensamento, ação e identificação.
E então, o que você achou do marketing de experiência? Que tal usá-lo a favor da sua empresa?!