Como melhorar a qualidade no atendimento ao cliente na sua agência?
Nos últimos anos, em decorrência da alta popularização da internet, o novo consumidor se tornou mais exigente. Ao perceber que o número de empresas que oferecem o mesmo tipo de solução vem aumentado significativamente, sua decisão já não é mais baseada somente na qualidade do produto ou serviço — a qualidade no atendimento ao cliente se tornou o novo diferencial competitivo de empresas.
De acordo com um estudo do IDC e LogMeIn, 67% dos consumidores afirmaram que sua satisfação é mais importante que o preço ao fazer negócio com uma empresa. Entretanto, quase 30% das organizações entrevistadas disseram que a redução dos custos de suporte é mais importante do que a satisfação do cliente.
Ainda nessa pesquisa, 64% dos usuários relataram que uma boa experiência de suporte resulta em compras adicionais e, até mesmo, defesa da marca. Além disso, 60% deles reportaram que também compartilham experiências negativas, o que demonstra que o impacto da qualidade no atendimento vai além de uma única interação.
No ambiente publicitário não seria diferente. A relação de bom atendimento acarreta um melhor relacionamento e, consequentemente, maior confiança entre a agência e o cliente. Tal confiança é o primeiro passo para que a qualidade no trabalho seja percebida, pois a agência é, em termos, a continuação de uma empresa, e para que o trabalho saia como esperado deve haver uma estreita comunicação.
Desse modo, selecionamos os pilares fundamentais de qualidade no atendimento para que sua agência melhore já no suporte ao consumidor! Vamos lá?
Como fazer um atendimento de qualidade ao cliente?
A seguir, listamos os passos fundamentais para que você consiga oferecer um atendimento de qualidade ao seu cliente. Acompanhe!
Inicie uma relação de longo prazo
Antigamente, o foco das vendas era fechar o maior número de contratos possíveis. No entanto, com o aumento da concorrência, esse tipo de estratégia se tornou “batida”. Uma agência que tenha foco em uma relação de longo prazo pensa não somente em fechar novos contratos, mas, também, em manter os antigos fiéis ao seu serviço. O por quê? Conheça as vantagens por trás disso:
- redução do CAC;
- receita mais previsível;
- ambiente mais estável;
- aumento de awareness de marca.
Tenha comprometimento
Qualidade está diretamente ligada ao comprometimento. Se em algum momento o seu cliente entrou em contato para esclarecer uma dúvida e sua equipe ficou de dar um retorno, caso não o faça, mostrará que não tem comprometimento.
Esse é o primeiro passo para que o cliente não tenha uma boa experiência no atendimento e, como consequência, perca a confiança na sua agência.
Saiba administrar bem o tempo
Hoje, o mundo é veloz. Ninguém gosta de esperar, ainda mais se pagam pelo serviço. Dessa forma, a melhor maneira de conseguir entregar os projetos dentro do prazo é saber administrar o tempo. A eficiência não é uma tarefa fácil, pois exige organização de toda uma equipe e trabalho árduo do gestor, portanto, faça um cronograma detalhado!
Mime seus clientes
Clientes adoram ser mimados, afinal, quem não gosta? Desse modo, nada melhor do que fazer sua empresa ser lembrada e ainda melhorar a qualidade da relação entre vocês. Para isso, invista em brindes que sejam interessantes e chamem a atenção do seu cliente. Além de fazer sua marca estar presente em seu dia a dia, ele vai perceber o valor que você dá para ele!
Quais os benefícios do bom atendimento publicitário?
Agora que você já sabe dos principais pilares para um suporte de qualidade, que tal entender quais vantagens um bom atendimento publicitário traz para a sua agência? Para saber continue acompanhando a leitura até o final!
Identificação das falhas
Quando sua agência investe em um bom atendimento ao cliente, a possibilidade de identificar falhas aumenta. O motivo? Porque se está aberto a maiores feedbacks! Uma empresa pode detectar os erros sozinhas, no entanto, quando o consumidor tem a possibilidade de apontar alguma falha detectada por meio de sua experiência, é possível melhorar o processo e evitar com que o mesmo erro se repita novamente.
Foco na estratégia
Uma agência que pensa na experiência do cliente e em uma relação de longo prazo, quer atendê-lo com a melhor qualidade possível. Desse modo, os esforços são voltados para que a estratégia traçada com o parceiro consiga ser atingida, a fim de conquistar os melhores resultados.
O foco na estratégia começa desde as primeiras reuniões, com a apresentação de briefings bem produzidos, com o objetivo de compreender ao máximo o problema do cliente. Ao demonstrar que sua agência está totalmente focada em conquistar o objetivo do cliente, a relação ficará ainda melhor!
Elaboração da persona
Um atendimento de extrema qualidade começa, primeiramente, por compreender o cliente que se tem. Clientes podem contratar a sua agência por diferentes motivos e, portanto, não devem ser tratados da mesma forma.
Para que se possa compreender exatamente suas particularidades, deve ser feita uma análise do perfil de cada cliente, trazendo sua realidade mais próxima de sua empresa.
A persona é a elaboração fictícia de seus melhores clientes e, por meio dela, é possível saber o estilo de comunicação a ser utilizada, onde encontrá-lo, seus objetivos e maiores problemas a serem resolvidos. As personas são tão detalhadas que podem, até mesmo, ganhar nomes, idade, cargos específicos, hobbies etc.
Portanto, abuse da criatividade e entenda a realidade do consumidor. A melhor forma de fazer um atendimento de qualidade, que supere as expectativas do consumidor e o faça querer ser fiel é compreender suas necessidades, ouvir seus feedbacks e identificar possíveis falhas para melhorar, sempre que possível, a experiência de clientes atuais e futuros.
Viu como é possível melhorar a qualidade no atendimento ao cliente na sua agência? Tendo o foco em uma relação a longo prazo, comprometimento em chegar aos objetivos do cliente, ser eficiente e não esquecer de mimá-los de vez em quando são os pilares principais para ter sucesso num bom relacionamento! Por isso, não deixe de colocar em práticas tais dicas e comece já a reter mais clientes.
Ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar a sua experiência em qualidade no atendimento ao cliente? Então não deixe de fazer o seu comentário!