Como conseguir patrocínio para eventos corporativos?
Nem sempre é fácil convencer os gestores sobre a realização de atividades que tragam visibilidade e benefícios para as empresas, não é verdade? Quem trabalha nas áreas de marketing e comunicação organizacional conhece bem essa dura realidade. Uma maneira eficaz de concretizar tal iniciativa, contudo, é buscar patrocínio para eventos corporativos.
Geralmente, os argumentos contrários a esse tipo de estratégia é que realizar eventos é caro, requer grande esforço e os resultados são incertos. Sabemos que essas proposições não são falsas, porém negligenciam os inúmeros benefícios que essas atividades empresariais podem gerar, como promover a marca, os produtos e conquistar novos clientes.
Se você está nessa situação e quer encontrar formas de como conseguir patrocínio para os eventos de sua empresa, encontrou o artigo certo. Nos próximos tópicos, vamos apresentar o que é patrocínio, seus formatos e algumas orientações de como escolher e conquistar parceiros para patrocinar suas ações corporativas. Fique conosco e tenha uma excelente leitura!
Entenda o que é patrocínio para eventos
Todos concordam que os gastos para organizar um evento são gigantes. Daí surge a resistência da maior parte das empresas, mesmo reconhecendo as diversas potencialidades desse tipo de ação. Mas afinal, o que é patrocínio para eventos corporativos?
Patrocinar uma atividade nada mais é do que efetuar uma negociação comercial, na qual ambas as partes — organizador e patrocinador — recebem vantagens. Nesse sentido, quem fornece recursos para a realização de um evento tem o interesse de expor sua marca e seus produtos ao público que vai comparecer à ação.
Importância
A importância de conseguir patrocinadores para o evento de sua empresa é enorme, pois, além de trazer mais credibilidade, ela torna a atividade sustentável, econômica e capaz de render resultados expressivos, que vão alegrar seus superiores.
Tais benefícios poderão ser aferidos por meio da metodologia ROI — métrica que afere o retorno sobre o investimento feito pela empresa em determinado evento.
Diferença entre patrocínio e doação
Apesar de conter uma intenção e uma troca implícitas de cunho comercial, a doação geralmente envolve eventos filantrópicos, sem fim lucrativos, cujo objetivo é promover algum bem social.
Já o patrocínio consiste na negociação explícita de oferta de espaço pago para a exposição ou participação em alguma ação corporativa.
Conheça as formas de patrocínio para uma atividade corporativa
Engana-se quem pensa que o ato de patrocinar uma atividade se restringe a fornecer dinheiro para a organização. Há, pelo menos, três formas de firmar uma parceria em troca de recursos, conforme veremos a seguir:
- dinheiro: nessa modalidade, talvez a mais conhecida, o patrocinador viabiliza uma quantia monetária para a realização do evento, com a condição de receber algum benefício, evidentemente, a ser combinado por ambas as partes;
- brindes: praticada por empresas que desejam divulgar sua marca e produtos, a distribuição de brindes também é uma maneira de patrocinar um evento corporativo. Ela envolve amostras de produtos, mimos e objetos decorativos;
- permutas: nesse caso, a troca comercial não trabalha com valores materiais necessariamente, e sim com benefícios de imagem. Por exemplo, um veículo de comunicação divulga determinado evento como forma de patrocínio e, como retorno, tem sua marca exposta no ambiente onde ocorre a atividade.
É possível que existam mais formatos de patrocínio no mercado. Inclusive, esse é momento de usar a criatividade para conquistar patrocinadores e fazer com que o seu evento seja um sucesso.
Mas não saia daí, caro leitor! A partir de agora, veremos, na prática e de maneira específica, como conquistar parceiros para financiar as atividades de sua empresa. Confira!
Monte um projeto atrativo de evento
O primeiro passo é elaborar um projeto de qualidade sobre o seu evento — que apresente o histórico, os objetivos e os resultados já alcançados. Na verdade, a prospecção de patrocinadores é, por vezes, complexa e burocrática, visto que envolve uma política institucional e interesse de diferentes atores das corporações.
Por isso, não adianta ligar para os potenciais parceiros e simplesmente falar sobre o evento e solicitar patrocínio. Deve-se apresentar um produto atraente, que pode render inúmeras possibilidades de negócio e que seja vantajoso. Quanto mais detalhado e atrativo for o projeto, melhor, pois demonstra profissionalismo e passa credibilidade.
Ofereça bons benefícios
No projeto, enfatize os benefícios que o patrocinador terá com o evento. Trata-se de uma troca recíproca, em que ambos devem sair ganhando. Afinal, no mundo dos negócios, não se joga para perder, não é mesmo?
Logo, para conquistar parceiros importantes para a atividade, é imprescindível convencê-los com bons argumentos e excelentes vantagens.
Pesquise a política de patrocínio dos possíveis parceiros
A maior parte das empresas conta com políticas bem definidas de patrocínio. O segundo passo, portanto, implica em fazer uma pesquisa dessas normativas institucionais dos potenciais patrocinadores, ou seja, das organizações que mais interessam como parceiras na realização do seu evento.
Ainda na etapa do planejamento e na elaboração do projeto, é importante estudar as prioridades dessas empresas, quais eventos elas já patrocinaram e o que há de semelhante entre elas e o formato, público, categoria e conteúdo de sua ação a ser desenvolvida.
Escolha patrocinadores com mais chances de fechar negócio
É interessante, também, não atirar para todos os lados e fazer propostas a qualquer tipo de empresa. Busque aquelas que combinam com seu evento, que tenham um perfil coerente e que, certamente, receberão benefícios com a atividade ao se relacionar com a marca e com o público que a atividade trará.
Formule uma lista com os potenciais patrocinadores que tenham a ver com o evento e que apresentam chances consideráveis de fechar negócio. Com isso, a estratégia será mais eficiente, focada e com resultados plausíveis em favor da atividade.
Detalhe seu orçamento com transparência
Chegamos à última orientação, não menos importantes que as demais. Pelo contrário, detalhar o orçamento para a organização da ação é indispensável. As empresas interessadas em patrocinar vão querer saber onde e como os recursos serão aplicados. Portanto, faça tudo com o máximo de transparência e profissionalismo. Dessa forma, suas chances de conquistar parceiros para o evento corporativo de sua empresa serão grandes.
Só não se esqueça, porém, que todo esse processo descrito até aqui para conseguir patrocínio para eventos deve ser feito com bastante antecedência, uma vez que o aceite ou a recusa dos parceiros podem demorar por envolver procedimentos, estudos e aprovação.
Gostou do conteúdo? Aproveite o ensejo, leia nosso outro post e descubra como trazer entretenimento para o seu evento corporativo!