8 dicas para fazer networking em eventos
Compartilhar indicações, informações, serviços e experiências pode ser fundamental para a sua vida social e profissional. Por isso, cada vez mais as pessoas estão expandindo o seu networking em eventos corporativos.
Eventos focados em marketing digital, por exemplo, são conhecidos por receberem empreendimentos dos mais variados segmentos. Esse detalhe aumenta as chances de se contatar diferentes pessoas. No entanto, um contato bem realizado requer uma combinação de estratégia, iniciativa e bom senso.
Neste artigo, você vai encontrar 8 dicas para fazer networking em eventos e garantir que a sua participação no mundo corporativo seja um sucesso! Vamos conferir?
1.Saiba quem participará do evento
Este é o primeiro passo para a sua estratégia de networking. Antes de traçar seus objetivos, saiba o que você vai fazer lá. Ou seja, veja quem comparecerá ao evento — e tem importância para você ou o seu negócio — e defina previamente quem quer encontrar. O ideal é que se foque em conhecer pessoas que tenham algo em comum com você.
Para ser mais objetivo, você também pode elaborar uma lista antes do evento, respondendo alguns tópicos. Assim você terá um norte e não ficará perdido e esperando as pessoas virem falar com você. Veja algumas perguntas:
- quem eu quero/preciso conhecer? — coloque o nome de cinco pessoas essenciais que você não pode perder a oportunidade de manter contato;
- quais empresas eu gostaria de mostrar o meu serviço e quais quero conhecer?
- quais palestras têm mais a ver comigo e com o meu negócio?
- em quais atividades/palestras posso encontrar meu público?
Após responder essas perguntas, é possível estudar o evento para obter um planejamento e cumprir todos os seus objetivos. Lembre-se: organização é a chave para aproveitar completamente o evento e se destacar no mercado!
2.Apresente-se e não tenha medo de participar
Agora que você se preparou conhecendo o evento e traçando seus objetivos, chegou a hora de colocar em prática. Por isso, ao chegar no evento, diga quem você é, qual o seu cargo e qual o segmento da sua empresa. Participe das atividades e palestras propostas, analise o ambiente, converse com as pessoas e conheça os stands.
Dê espaço para que outras pessoas também façam apresentações e tente conduzir a conversa sempre de forma amigável. Desse jeito, você saberá a hora certa para falar sobre possíveis parcerias. Não deixe de anotar esta dica: controlar o uso de celular ou outros aparelhos eletrônicos no momento do evento é questão de bom senso.
3.Movimente-se! Ficar parado não é a melhor opção.
Seu objetivo é colher resultados e fazer uma gama de contatos, não é mesmo? Portanto, nada de ficar parado ou sentado em uma mesa conversando com as mesmas pessoas. Se você não conversa com ninguém, então algo está errado.
Quando você sai do lugar e se movimenta, tem mais chances de encontrar pessoas interessantes que não esperava. Por isso, esteja aberto também para criar uma relação com as empresas que o procurarem e interaja com elas!
4.Deixe a timidez de lado
A timidez pode aumentar, principalmente quando a situação é para se relacionar com desconhecidos. Contudo, em um evento em que você tem como objetivo aumentar a sua rede de contatos, é extremamente importante saber como se comportar e ter a coragem necessária para a comunicação fluir.
Por isso, se você é uma pessoa tímida e vai participar de algum evento para expandir seu networking, sua preparação pode ser feita antecipadamente. Para isso, treine a sua fala e como será feita a abordagem com as pessoas que você pretende conversar. Uma boa dica é fazer esses exercícios em frente ao espelho, por exemplo.
5.Lembre-se do cartão de visitas
Não é todo mundo que vai lembrar do seu rosto ou da conversa que tiveram. Por isso, certifique-se de levar o cartão de visitas para o evento de networking. Caso você ainda não tenha, então essa é a hora! Elabore um cartão especial para o dia do evento.
Um erro muito comum é a pessoa levar poucos cartões e depois não ter mais para distribuir. Portanto, não tenha medo de carregar um bom volume deles.
Mas lembre-se: cartão de visita não é panfleto! Não distribua o material para todas as pessoas que você cruzar durante o evento. Essa, com certeza, não é a melhor opção. O objetivo não é trocar papel, mas lembrar da conversa que você teve com aquela pessoa.
6.Esqueça a quantidade e invista em qualidade
Um erro muito comum cometido por pessoas que decidem participar de eventos é investir em um volumoso número de contatos. Elas estão preocupadas com a quantidade e não levam em conta qual é a real qualidade dos leads. E isso pode ser um erro fatal para você, porque pode acumular sua base com contatos que não serão aproveitados.
Por mais que você mantenha proximidade com diversas pessoas e esteja aberto para novas relações, é importante que você foque na qualidade, considerando a expectativa dos leads.
7.Use as redes sociais ao seu favor
Tão importante quanto conversar com pessoas alinhadas com as suas expectativas é listar cada um dos contatos feitos no evento. Por isso, esteja atento às redes sociais das empresas e dos seus parceiros. Ter todos eles na sua rede do Linkedin, por exemplo, é uma boa forma de não ser esquecido. Você também pode conhecer os grupos do seu público no Facebook.
8. Mantenha o contato para ter um bom networking em eventos
Um evento corporativo não acaba quando termina. Dessa forma, é importante que você dê continuidade ao relacionamento no pós-evento. Liste todos os seus contatos e separe-os por categorias, tais como: fornecedores, parceiros, clientes etc. Após separá-los, relacione-se com eles. Você pode mandar um e-mail agradecendo pela conversa, marcar uma visita na empresa e até mesmo agendar aquela reunião que vocês combinaram.
Seguindo essas dicas sobre um bom networking em eventos, você estará pronto para apresentar seu serviço e sua empresa, além de conhecer contatos interessantes. Mas não se esqueça que esse processo deve ser o mais natural e dinâmico possível.
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