Afinal, como escolher o vestido de noiva perfeito para o seu casamento?
Quem nunca pensou em como seria o vestido de noiva perfeito para o grande dia? Muitas garotas, desde meninas, têm o sonho de casar e, com ele, o nervosismo de acertar em cheio no véu, no tecido, nos detalhes, no penteado, na maquiagem, nos acessórios, no visual etc. Por se tratar de um momento tão emocionante, é necessário estar atenta a todos os pontos que influenciam na escolha.
São tantas coisas para resolver, que é muito fácil deixar escapar o tempo ideal para fazer uma boa pesquisa e, consequentemente, a compra. Algumas ações podem fazer com que você ganhe tempo, seja mais assertiva, até mesmo, sem se endividar.
Desse modo, selecionei neste post as principais dicas para você escolher o vestido de noiva perfeito! Para isso, continue a leitura a seguir. Vamos lá?
Tenha um orçamento
Uma das principais questões a serem definidas antes mesmo de iniciar a pesquisa é identificar qual é o orçamento disponível. Uma ótima forma de realizar isso é estabelecendo o valor que você pretende gastar e o máximo que poderia gastar. Por exemplo: valor ideal R$ 5.000 e valor máximo R$ 6.000.
Essa técnica funciona, pois, se ultrapassar o valor pretendido, deve lembrar-se de que ainda possui um valor “X” que não pode ser ultrapassado. Caso contrário, o gasto poderá reverter-se em dívidas ou na economia de outra parte importante do casamento.
Pesquise muito
É muito comum que, no calor do momento do início das buscas pelo vestido, logo na primeira loja você se apaixone e queira comprá-lo. No entanto, existem diferentes opções, preços, costuras etc. que podem lhe agradar.
Por isso, mesmo que se encante, faça mais buscas para garantir que a melhor opção, tanto de design quanto de preço, seja garantida. Uma ótima forma de aumentar o seu leque de pesquisa é não somente ir a lojas físicas, mas também buscar lojas virtuais que mostrem algumas opções. Assim você já poderá ter noção de alguns quesitos básicos para visitá-las.
Entenda seu corpo
Existem algumas dicas muito interessantes sobre cada tipo de corpo e o estilo que combina com cada um. No entanto, isso pode, muitas vezes, limitar o seu poder de escolha e, até mesmo, fazer com que você desista de uma ideia por ela não se encaixar com o que é “teoricamente correto”.
Entender o seu corpo não significa moldá-lo em um vestido, mas, sim, que você acerte na escolha que o deixe em sua melhor versão. Para isso, você deve sentir-se confortável, sexy, bonita e o que mais for relevante para você. Portanto, entenda o que você deseja ressaltar na sua beleza e aposte na confiança!
Escolha os detalhes
Quem não pensa nos detalhes? Muitas vezes, até mesmo ao escolher o modelo, as noivas já começam a pensar em como querem que seja o bordado, o rendado etc. E por isso trouxe algumas opções de detalhes, tais como:
- tule;
- renda;
- pérolas
- flores;
- bordados;
- etc.
O importante é você unir a ideia do detalhe com as escolhas do modelo e, então, o tecido, sobre os quais abordarei a seguir.
Defina o modelo
Os vestidos de casamento têm uma infinidade de modelos, o que, ao mesmo tempo, pode ser um problema para as indecisas e um grande alívio para aquelas que gostam de ter um leque vasto de opções. Você pode apostar em modelos tradicionais, vanguardistas ou mais modernos, como:
- corte reto;
- corte império;
- corte A;
- princesa;
- sereia ou semi-sereia;
- tomara que caia;
- opção curta;
- opção com manga curta;
- opção com manga longa;
- costas nuas;
- com fenda;
- etc.
O interessante é que você busque por imagens de modelos de cada estilo e separe aqueles que mais fazem o seu gosto, para que, no dia da procurar, haja maior rapidez e assertividade.
Escolha o tipo de tecido
O tipo de tecido parece ser uma das coisas mais simples a serem escolhidas. No entanto, alguns tipos são mais fáceis ou difíceis de lidar, e a costura, se não for muito bem-feita, pode ter um resultado caótico. Por isso, leve a ideia do modelo e do tecido para que um profissional a oriente e diga se é possível trabalhar desse modo.
Alguns dos tecidos que podem ser utilizados num vestido de casamento são:
- cetim;
- chifon;
- organza;
- seda;
- tafetá;
- crepe.
- etc.
Se possível, a respeito do tecido, não veja somente fotos, pois, diferentemente dos modelos, eles podem mudar de cor e brilho, por exemplo, quando visto pessoalmente. Portanto, procure imagens somente como base, mas pesquise todos que lhe interessaram pessoalmente para que tudo saia do jeito que você sempre sonhou.
Considere a estação do ano
A estação do ano é uma parte muito importante a ser considerada. O motivo? Bem, esse momento deve ser o mais perfeito possível e, caso esteja muito quente e o vestido seja de manga longa, por exemplo, é capaz de a maquiagem borrar e a noiva ficar suada. O mesmo problema pode acontecer se estiver muito frio e o vestido tiver muitas aberturas.
Desse modo, opte por escolher um vestido que colabore com o clima e não seja um fator de desconforto. Assim que escolher a data do casamento, veja a estação e pense se deve utilizar mangas ou se pode abusar de algo mais fresco.
Por ser um dos momentos mais marcantes da vida de uma mulher, o vestido deve ser escolhido com antecedência e buscando opiniões de pessoas de confiança. Assim, além de ter tempo para procurar com bastante calma e verificar todos os estilos possíveis, a probabilidade de se sentir satisfeita com o resultado final será muito maior!
Viu como, seguindo as nossas dicas, você poderá escolher seu vestido de noiva perfeito com muito mais facilidade? O primeiro passo é pesquisar muito e não se esquecer de definir um orçamento para limitar a busca. Após isso, entenda bem o seu corpo, o tipo de detalhes que quer utilizar, o modelo, o tipo de tecido e, é claro, não se esqueça de considerar a estação do ano em que casará.
Lembre-se de que, se você busca por um local que tenha diferentes opções e qualidade nos vestidos e atendimento, conheça a Nova Noiva.