Tendências para Eventos Corporativos em 2018
Hoje trouxemos para você as principais novidades para eventos corporativos em 2018, já adiantamos que a aposta será grande em usos de aplicativos e tecnologias para maximizar a experiência dos participantes do evento.
A Inevent – empresa especializada em soluções digitais – listou 9 tendências para os eventos corporativos em 2018, acompanhe:
1- Plataforma de gestão e aplicativos
Bem, o uso de plataformas de gestão e aplicativos não é uma tendência, na verdade é uma questão de sobrevivência. A diferença está no parceiro que as equipes de organização de eventos vão selecionar para entregar uma experiência inovadora para todos os envolvidos.
(Imagem: touchit)
2- Reconhecimento facial para credenciamento
Especialistas acreditam que essa tecnologia irá avançar muito rapidamente, com algoritmos identificando características faciais, penteados, formas do corpo e até mesmo expressões faciais e linguagem corporal. Aliás, essa possibilidade de analisar expressões e linguagem será uma das formas de medir o sucesso do evento em tempo real, avaliando o comportamento dos participantes. Além disso, também irá contribuir para a segurança, evitando fraudes na entrada do evento.
3- Live streaming e hologramas
Se por um lado o uso de live streaming (transmissão ao vivo) leva o seu evento a qualquer lugar do mundo, o uso de hologramas pode trazer para dentro do evento pessoas que estejam em qualquer lugar do mundo. Essa transmissão ao vivo, inclusive, pode ser assistida via venda de “ingressos” que dão acesso ao link. Ainda dentro dessa tendência, o crowd streaming, onde os participantes compartilham seus vídeos nas redes sociais, também ganha espaço e importância nos eventos. Já o holograma, onde a pessoa aparece em 3D, sem a necessidade de óculos ou qualquer outro tipo de dispositivo, permite trazer nomes importantes para o evento, ampliando o reconhecimento da marca.
4- Realidade virtual
Considerada uma das mais fortes tendências para eventos, a realidade virtual (RV), que permite a completa imersão em um ambiente virtual, pode oferecer aos patrocinadores a oportunidade de colocar os participantes do evento “dentro” dos seus produtos ou serviços, capturando a sua atenção e com interação muito maior do que a apresentação em painéis.
5- Realidade aumentada
Já a realidade aumentada (RA), onde elementos do ambiente real são combinados a elementos de um ambiente virtual – o jogo Pokémon Go é um ótimo exemplo dessa tecnologia – permite ações de gamificação e aumenta o engajamento e interação entre participantes e patrocinadores. O uso da RA permite customizar espaços físicos – inserindo produtos em tamanho real nos ambientes; o usuário – um exemplo é o provador inteligente, onde o cliente experimenta virtualmente uma roupa, e a informação – apontando o celular o lead visualiza informações complementares, avaliações e outras cores do produto, por exemplo.
6- Realidade misturada
Analistas do Gartner vão além e já começam a prever o uso da realidade misturada, uma tecnologia imersiva “que funde e alarga as funcionalidades técnicas da RA e da RV, e está ganhando terreno, melhorando a forma como as pessoas veem e interagem com o seu mundo. A realidade misturada é abrangente e tira partido de dispositivos como capacetes e óculos, e também de aplicações de RA em smartphones e tablets e ainda sensores de ambiente”. Segundo os analistas, a realidade misturada pode abranger tudo o que diz respeito à percepção e interação das pessoas com o mundo digital.
7- Projeção mapeada
Outra tecnologia já inserida na lista de tendências para eventos é a projeção mapeada, reproduzindo imagens nas paredes ou qualquer outra superfície. A ideia do seu uso é encantar os participantes e aumentar o compartilhamento de imagens sobre o evento nas redes sociais que deve, preferencialmente, usar a hashtag escolhida pela organização.
8- Chatbots
Com o uso de chatbots integrados ao aplicativo para eventos, participantes conseguem respostas mais rapidamente de forma automática, enquanto a equipe organizadora tem mais liberdade para cuidar do evento.
(Imagem: Blog b2b stack)
9- Inteligência artificial
O uso de inteligência artificial certamente irá personalizar cada vez mais a experiência de participantes, palestrantes, patrocinadores. Analisando o perfil nas redes sociais e o comportamento durante o evento e cruzando essas informações com dados de outras pessoas, a inteligência artificial integrada à plataforma para gestão e aplicativo para eventos pode recomendar a cada participante, em tempo real, pessoas interessantes para encontrar, produtos ou serviços que valem ser conhecidos. Para os analistas do Gartner, nos próximos anos todas as aplicações e serviços vão incorporar algum tipo de inteligência artificial. Esses aplicativos inteligentes criarão uma nova camada intermediária de inteligência entre as pessoas e os sistemas, transformando a experiência e a forma como nos engajamos e interagimos com as marcas.
É importante estar sempre atento as novidades e se atualizar no momento de planejar suas ações para os eventos corporativos. Esperamos ter ajudado você e até a próxima.