Bar Mitzvah- a Cerimônia que Marca a Maturidade Religiosa no Judaísmo
O Bar Mitzvah é uma festa cheia de significados. Típico da tradição judaica, assim que o jovem completa 13 anos, ele é responsável pelos atos que faz, ele atinge a maioridade e isso é motivo de orgulho para a família. “É uma festa lindíssima, a família, os amigos e outros parentes do menino comparecem a esse evento, que é uma espécie de transição, ou seja, o rapaz está tornando-se um homem com direitos e deveres”– conta Cláudia Caplan, Diretora da Fábrika de Eventos.
A organização de um Bar Mitzvah requer riqueza nos detalhes. Cláudia destaca que: “cada família define o perfil de festa que quer, principalmente quanto à decoração. Mas posso dizer que esse evento é uma celebração única. Eles se preparam durante um ano para esse dia”.
São três dias de festa. A primeira cerimônia é o Tefillin, acontece numa quinta-feira e começa ao nascer do Sol, com um café da manhã, o menino reúne a família e os amigos mais próximos para confraternizar. O segundo evento é Shabbat, onde há uma comemoração e uma reza comum a todos os participantes da comunidade para receberem o dia de sábado. E o terceiro e último dia é o Bar Mitzvah, que acontece no sábado pela manhã e é onde o jovem faz, pela primeira vez, a leitura da Torá, o livro sagrado judaico, que dura em média quatro horas.
As pessoas que participam da cerimônia fazem o Mazal Tov, que é o cumprimento de boa sorte ao menino. Para alegrar o ambiente, músicas judaicas para cumprir a tradição, depois a festa segue mais descontraída, com MPB e outros ritmos escolhidos. A dica para animar os convidados é colocar um totem fotográfico, fazendo muitas fotos impressas durante toda a festa.
Em relação à comida, os participantes optam por pratos que tenham massa e peixes; nas bebidas, destaque para champanhe e vinho tinto. Outra opção é o serviço de bartender sem bebida alcóolica. Quanto aos presentes, o jovem recebe valor em dinheiro e também “objetos de valor inestimável”, lembra Caplan. “As joias dominam os presentes”, acrescenta.
Gostou de saber mais sobre esta importante cerimônia judaica? O povo judaico tem muitas curiosidade interessantes e seus eventos são sempre animados.