O family day aumenta o engajamento no trabalho
Todo mundo já ouviu uma criança perguntando o que o pai ou a mãe fazem no trabalho. A curiosidade, no entanto, não é apenas infantil. Num mundo em que novas atribuições e profissões surgem com alta velocidade, cônjuges, pais e avós nem sempre sabem exatamente o que seus entes queridos fazem para sobreviver — ou o que produzem as empresas em que eles trabalham.
Essa incompreensão pode afastar os familiares dos desafios de carreira de seus parentes, o que é ruim para a qualidade de vida e o engajamento. “Há uma tendência em integrar vida profissional e pessoal. As empresas estão fazendo esse esforço de aproximação para que os funcionários trabalhem mais felizes”, afirma Claudia Caplan, diretora da Fabrika de Eventos, empresa especializada em proporcionar experiencias emocionais em eventos como estes.
Com isso em mente, muitas organizações abrem suas portas para as famílias dos empregados. Os nomes da iniciativa variam — Family Day, Um Dia na Empresa, Conheça a Empresa —, mas o espírito é sempre o mesmo: apresentar a companhia, motivar as equipes e harmonizar a relação pessoal e profissional.
“As empresas estão preocupadas com um desenvolvimento integral das pessoas e algumas trabalham para que os funcionários se sintam tão bem e relaxados como se estivessem em casa”, diz Claudia Caplan.
Reabrindo as portas
Mesmo quando a corporação está enfrentando momentos desafiadores, é importante manter ações desse tipo — elas ajudam a melhorar a felicidade da força de trabalho. Isso foi percebido pela Alstom, multinacional francesa conhecida pela fabricação de trens.
A companhia tinha paralisado as ações em 2016 por causa da crise econômica. “Realizávamos anualmente esse encontro e o relançamos no fim de janeiro nas duas unidades da empresa no Brasil, em São Paulo e Taubaté”, diz Gustavo Almeida, vice-presidente de RH da Alstom para a América Latina.
O programa, chamado Um Dia na Alstom, acontece durante uma manhã, tem 4 horas de duração e é voltado para os filhos dos empregados — por isso, costuma ocorrer nos meses de férias escolares: janeiro e julho.
Há ainda tour pelas plantas e pausa para alimentação. Neste ano, a novidade é o “Bequinho do Batman” (em alusão ao Beco do Batman, tradicional ponto de grafite da capital paulista), onde as crianças poderão pintar as paredes.
“Os desenhos serão mantidos na decoração, pois queremos reforçar o sentimento de pertencimento dos pais e dos filhos”, explica Gustavo.
Integração total
Também com o intuito de se aproximar das famílias, o Mercado Livre mantém há alguns anos a ação Kids Day, voltada para filhos ou sobrinhos de funcionários.
Com atividades lúdicas definidas por faixa etária (podem participar crianças de 1 a 17 anos), os pequenos visitantes passam o dia acompanhados pelos pais e participam de recreações com profissionais contratados pela empresa.
Há desde brincadeiras de coordenação motora para os menores até jogos digitais para os maiores.
“Faz parte de nossa visão estratégica ter uma gestão que contribua para a felicidade profissional e pessoal dos funcionários”, diz Carolina Lima, gerente de cultura e experiência do Mercado Livre.
Via de mão dupla
Além das ações envolvendo crianças e adolescentes, há um cardápio amplo de experiências que as organizações podem oferecer. Uma maneira simples e efetiva de demonstrar apreço pela vida pessoal é o reconhecimento público.
Se uma equipe extrapolou o horário regular de trabalho para se dedicar a um projeto importante e passou alguns dias chegando mais tarde em casa, uma boa medida é enviar uma carta de agradecimento aos parentes pelo apoio e compreensão nesse período.
“Pode ser acompanhada de um presentinho, como chocolates ou cesta de pães. É uma atitude respeitosa. A companhia entende que a família foi penalizada e reconhece esse esforço”, diz a consultora Jacqueline Resch.
O mesmo vale para quando o profissional passa por uma fase importante na carreira, como se aposentar ou ser promovido, e recebe uma homenagem na empresa, assistindo a um vídeo gravado pelos entes queridos parabenizando-o pela conquista.
A Fábrika de Eventos é especializada em participar da Family Day e somos muito conhecidos no mercado de eventos pela sua diversidade de serviços como:
Cabine de Fotos , 360 Graus , Totem Fotográfico , vídeo 360⁰ em Plataforma giratória com tecnologia Apple, Espelho Mágico Interativo , Cabine Fashion Click , Foto lembrança , Monóculo
Foto Lembrança VIP, #hastag Instagram, Tecnologia Chroma Key, entre outros.
Mais informações sobre o nosso trabalho?
Realizamos + 1600 Eventos por ano
🇧🇷 Atendemos em todo o Brasil
🤩Espelhos Interativos
📸 Cabines Fotográficas
📸 Totens Fotográficos
📱11 97307-4212
https://www.instagram.com/fabrikadeeventos/
https://www.facebook.com/FabrikadeEventosOficial/
Mais um pouco do nosso trabalho https://br.pinterest.com/fabrikadeeventos/
Cabine de fotos em Sao Paulo, cabine de fotos instantâneas, cabine de fotos sp, espelho mágico, Family day