Entenda como o Live Marketing pode tornar o evento inesquecível
Diante de um mercado voraz, repleto de opções e de clientes altamente exigentes, diferenciar-se da concorrência tem se tornado um dos maiores desafios de marcas e empresas, na atualidade. É por isso que a busca por estratégias de diferenciação tem sido uma demanda recorrente por parte dos empresários e, nesse sentido, o Live Marketing pode ser uma ação interessante — sobretudo para eventos corporativos.
Recente no Brasil, esse conceito pertence à área da publicidade e propaganda e é cada vez mais tendência no mercado nacional, sendo utilizado, inclusive, em campanhas publicitárias de grandes marcas, como a Coca Cola, SKY e Cheetos. A principal característica dessa estratégia é a interação e o engajamento entre o público e a marca, como veremos mais à frente, de maneira detalhada.
Neste post, explicaremos como o Live Marketing pode tornar inesquecível o evento corporativo promovido por sua empresa, por meio de ferramentas e estratégias específicas que vão muito além do Marketing Promocional e de outros conceitos. Pronto para saber tudo sobre essa novidade? Então, continue conosco, acompanhe os tópicos abaixo e tenha uma ótima leitura!
O que é Live Marketing?
Em tradução literal para o português, live pode ser entendido como “ao vivo”, então, estaríamos falando de marketing em tempo real e a cores. Contudo, o conceito vai além disso, sendo compreendido como marketing de experiência: um conjunto de estratégias e ferramentas que visam promover interação entre clientes e empresas/marcas. O objetivo é engajar o público, marcá-lo de modo positivo e levá-lo à ação.
O Live Marketing abrange ações promocionais, eventos e atividades que envolvem contatos e experiências sensoriais, cuja finalidade é fazer com que o consumidor se aproxime literalmente do produto, serviço ou da marca ofertada pela empresa. O intuito é promover impacto e experiências positivas no cliente por meio da interação.
Por exemplo: se uma marca está lançando um novo produto no mercado, em vez de distribuir folders explicativos em pontos estratégicos da cidade, é possível permitir que próprias pessoas experimentem a novidade. Isso é uma ação de Live Marketing
Existe diferença entre Live Marketing e Marketing Promocional?
Acabamos de ver, no exemplo anterior, a principal diferença entre Live Marketing e Marketing Promocional. Mas vamos analisar ambos os conceitos com maior atenção.
Como já salientamos, o primeiro diz respeito a ações que geram experiências ao consumidor, ou seja, é o marketing do engajamento e da interação. Já o segundo se refere a oferta diferenciada de serviços ou produtos por estratégias de exposição, produção de conteúdo, etc.
Apesar das diferenças, ambos visam construir e consolidar a marca no imaginário do consumidor, promover produtos, alavancar vendas e fidelizar clientes. É importante, contudo, entendermos as diferenças para “separar o joio do trigo”, como diz o ditado popular. Há especialistas que afirmam, inclusive, que o Live Marketing seria uma evolução do Marketing Promocional.
Quais as principais ferramentas do Live Marketing?
O Live Marketing pode ser utilizado como estratégia para diferentes objetivos, sejam eles promover gestão da marca (branding), reforçar a imagem do produto no imaginário do público-alvo, fazer marketing para colaboradores ou alavancar vendas. Para cada uma dessas finalidades, há ferramentas específicas, como:
- eventos corporativos ou comunitários;
- ações promocionais;
- feiras;
- congressos;
- flashmobs;
- ações no ambiente digital;
- Tecnologia & Gamification;
- Merchandising.
É importante ressaltar que essas estratégias, para estarem dentro da ideia de Live Marketing, precisam proporcionar engajamento e interação entre clientes e produtos, marcas ou serviços. Enfim, não é viável colocar o conceito em prática sem gerar experiências sensoriais.
Como incorporar Live Marketing em eventos corporativos?
Agora que entendemos o que é Live Marketing, suas características e algumas de suas especificidades, partimos para a sua aplicação em eventos como um elemento fundamental para fazer da atividade um verdadeiro sucesso junto aos seus convidados.
Sabemos muito bem que a organização de um evento corporativo é uma tarefa complexa, que exige custos, planejamento e estrutura. Se a empresa, portanto, decidiu realizar uma atividade dessa, é porque tem objetivos referentes a crescimento, fidelização, entre outros interesses, certo?
Veremos, abaixo, como usar o Live Marketing em eventos da sua empresa na prática, com a finalidade de engajar o público, promover experiências positivas e angariar excelentes resultados mercadológicos. Confira!
Planeje a estrutura do evento
Tudo depende dos interesses da empresa. É no planejamento que se decide a estratégia prioritária, o público visado, a programação, enfim, a estrutura do evento como um todo. Por que é importante abrir um tópico para falar especificamente sobre isso? Porque, acredite, há gestores que não planejam a festa de modo adequado.
Quando falamos em eventos como meios para aplicar Live Marketing, a estrutura ganha ainda mais peso, em função da necessidade de haver um espaço confortável, que permita serem feitas ações de interatividade e engajamento.
Em locais mais amplos, por exemplo, é viável realizar atividades mais ousadas. Já em lugares mais apertados, o mais recomendado talvez seja a distribuição de brindes ou amostras. Pense bem nessa etapa!
Faça uma ampla e boa divulgação
Não há como organizar um evento de sucesso sem trabalhar a comunicação de maneira estratégia e adequada. Já pensou promover ações especiais e interativas e o público-alvo não comparecer? Portanto, capriche na divulgação do evento, pois ela é fundamental e começa bem antes da realização da atividade.
Além de começar antes, termina depois. Uma boa divulgação é aquela que instiga as pessoas a comparecerem ao evento, informa acerca de atrações e ainda repercute o que aconteceu de melhor durante a festa, como a publicação de fotos nas mídias sociais.
Tome cuidado para não ser invasivo
A ideia central do Live Marketing é promover interação entre o convidado e o produto, marca ou serviço, certo? É preciso tomar cuidado, porém, para não forçar esse engajamento e fazer com que a experiência deixe de ser positiva para se tornar constrangedora.
Analise o orçamento
O último apontamento é sobre orçamento. Cada empresa tem uma realidade econômica e objetivos distintos quando o assunto é marketing. Mas não se limite. Use a criatividade para engajar seu público por meio do marketing de experiência, pois nem sempre a campanha mais cara é a melhor.
Esperamos que você tenha compreendido o conceito de Live Marketing e que utilize suas ferramentas nos eventos corporativos de sua empresa, principalmente para fortalecer a relação com o público potencial, promover a marca e aumentar os negócios: principal objetivo dessa estratégia.
Quer saber mais sobre o tema? Acesse nosso outro artigo que explica especificamente o que é Live Marketing e como produtos fotográficos podem ser utilizados para o sucesso de seu evento!