Ações promocionais para a sua empresa: veja o que é e como fazer

Diante de um mercado altamente competitivo, cujo perfil do consumidor está cada vez mais exigente, desenvolver ações promocionais consiste em uma estratégia que diversas empresas adotam para se destacar. Elas buscam gerar experiências positivas aos seus clientes e, consequentemente, alavancar as vendas ou prestação de serviços.

Geralmente, essa prática é planejada e desenvolvida pelo departamento de marketing das corporações. Um dos principais objetivos é fortalecer a marca e estreitar os laços de relacionamento com o público consumidor. E não se engane, ações promocionais não se resumem a oferecer descontos e promover vendas casadas, apenas.

Interessou-se pelo tema, caro leitor? Continue a leitura até o final descubra o que são ações promocionais, como planejar, executar, por que fazer e quais as principais vantagens dessa estratégica para a sua empresa.

Fortalecimento da marca

Vamos começar pelas vantagens. Desenvolver ações promocionais em sua empresa contribui principalmente com o fortalecimento da marca. Isso porque no marketing de experiência, mais do que promover descontos e vantagens aos clientes, é necessário oferecer valores, conforto e todo tipo de experiência positiva de compra e atendimento.

Opções de mercado não faltam aos consumidores, competitividade entre preços também não, e ele tem procurado cada vez mais por confiança, credibilidade, bom atendimento e eficiência. Passou-se o tempo em que fazer marketing se restringia a elaborar comunicação enfática, agressiva, que visava à persuasão.

Hoje, antes de vender produtos ou serviços, é imprescindível comercializar a marca — identidade da empresa construída socialmente, a partir da percepção dos consumidores. O posicionamento adequado da imagem da corporação depende de diversos fatores, entre eles a comunicação eficaz, o atendimento empático, o produto de qualidade e ações promocionais.

Branding

Nessa perspectiva, não podemos deixar de comentar rapidamente sobre branding, conceito que abrange uma série de estratégias de construção e fortalecimento da imagem da empresa. Consiste na gestão profissional da marca, visando agregar valores como credibilidade, confiança, eficiência, identidade e qualidade.

Ações promocionais entram na lista de estratégias de branding, considerando que pretendem criar e reforçar a proximidade com o público-alvo a partir de iniciativas de atração, conquista e fidelização.

Vantagem competitiva

Conforme já comentamos, a competitividade entre as empresas é grande no mercado, em virtude da extensa quantidade de marcas produzindo produtos e serviços similares. Para levar vantagem nessa acirrada disputa, promover ações promocionais pode ser um diferencial importante — na medida em que constrói a marca positivamente junto ao público-alvo e enriquece o relacionamento com os consumidores.

É fundamental inovar e desenvolver ações impactantes, de modo a trazer destaque à sua empresa em relação aos concorrentes. Mais à frente, apresentamos algumas ideias que poderão despertar inspirações nessa tarefa, caro leitor. Continue conosco!

Conquista e fidelização de clientes

Mais difícil que conquistar clientes é fidelizá-los. Essa máxima permeia a realidade dos empreendimentos, principalmente aqueles que atuam no varejo e na prestação de serviço. Não basta atrair o consumidor e convencê-lo de fazer a compra ou contratar o serviço proposto. É preciso buscar a fidelização.

Especialistas de mercado entendem que um dos tipos de prospecção mais eficazes é a manutenção da carteira de clientes já existente. Para isso, a promoção de experiências positivas com ações promocionais é indispensável: ela ajuda a fortalecer tanto o relacionamento com o público-alvo e quanto o valor da sua marca em detrimento às concorrentes.

Algumas ideias para ações promocionais

Abordamos até aqui alguns motivos para investir em ações promocionais em sua empresa. Agora vamos ver, na prática, alguns exemplos para planejar e executar tal estratégia, de modo a gerar experiências positivas, fazer comunicação de maneira eficiente, fortalecer a marca e o relacionamento com o cliente. Acompanhe:

Eventos corporativos

A realização de eventos corporativos é uma ação promocional interessante. Claro que deve ser idealizado junto a algum contexto específico — dependendo do ramo de atuação da empresa. De qualquer modo, é possível desenvolver um ótimo evento com um baixo custo e ainda render resultados significativos, seja com o lançamento de produtos ou serviços ou alguma iniciativa social.

Essa é a hora de reunir a equipe de marketing, abusar da criatividade e fazer o famoso brainstorming (tempestade de ideias), com o objetivo de planejar eventos corporativos baratos e com retornos expressivos.

Promoções temáticas

As promoções temáticas são excelentes estratégias para empresas que atuam com vendas. Vincular os produtos a datas comemorativas — como Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia das Crianças, Natal etc. — é uma das práticas mais comuns que costumam aquecer os comércios.

É essencial, portanto, promover ações promocionais que ofereçam vantagens para o consumidor no momento da compra. Afinal, quem não gosta de uma promoção, não é mesmo?

Programas de incentivo

Voltados especificamente para a fidelização de clientes, os programas de incentivo são aqueles que fomentam o consumo, oferecendo em troca algum benefício. Um exemplo prático são campanhas de pontuação, nas quais o consumidor que compra com frequência atinge determinada pontuação e recebe algum prêmio ou participa de determinado sorteio.

Contudo, é necessário conhecer bem os interesses do público-alvo para elaborar esse tipo de ação promocional, com o objetivo de oferecer benefícios que realmente despertem desejo no cliente.

Brindes

distribuição de brindes é também uma excelente estratégia de marketing promocional. Assim como os programas de incentivo, devem ser pensados de acordo com o perfil do consumidor. Além disso, precisa proporcionar visibilidade à empresa — ou seja, contribuir com a construção da imagem positiva a partir da simpatia gerada nos clientes.

Distribuição estratégica de amostras 

Para as empresas que atuam com varejo, a distribuição de amostras grátis de produtos é um estágio superior em relação à oferta de brindes. Essa estratégia tem como objetivo a venda propriamente, servindo como uma demonstração da qualidade do serviço ou produto comercializado. Ou seja, a partir da amostra o cliente pode interessar-se pelo produto ou serviço e efetuar a compra posteriormente.

Canais de comunicação

É indispensável, hoje, que as empresas tenham presença digital e diversos canais de comunicação e atendimento ao cliente. Tenha certeza de que todas as dicas e ideias até aqui esboçadas podem não ter efeitos algum sem esse elemento.

Por meio desses canais, inclusive, é possível divulgar efetivamente as ações promocionais ao público-alvo. Lembre-se: essa ferramenta é usada, sobretudo, para fortalecer a marca, estreitar o relacionamento e alavancar as vendas.

Agora você já conhece os principais benefícios das ações promocionais e tem várias sugestões de como colocá-las em prática. Gostou do conteúdo? Cadastre-se em nossa Newsletter e fique por dentro de promoções e novidades!