Saiba como fidelizar clientes com essas 5 melhores práticas
Com a globalização e a intensa transformação digital, os consumidores têm cada vez mais opções de produtos e serviços em uma mesma categoria ou segmento. O nível de exigência vem aumentado significativamente, reduzindo a lealdade com as marcas. Dessa forma, para conseguir mudar esse cenário, você saberia como fidelizar clientes?
A fidelização do cliente tem como objetivo conseguir que os negócios ganhem destaque no mercado e permaneçam nele por mais tempo. Assim, quando se conquista a lealdade do consumidor, os benefícios são inúmeros, como recompra, receita mais previsível, maior gasto numa próxima compra etc.
Um fator de grande relevância, quando falamos em fidelidade do cliente, é que hoje o marketing boca a boca é muito mais confiável para ele do que as propagandas das empresas. Consumidores procuram indicações de amigos, da família e, até mesmo, dos colegas de trabalho, pois sabem que as opiniões serão sinceras e, consequentemente, seu nível de satisfação será maior.
Então, agora que você já sabe da importância da estratégia de fidelização, que tal aprender as 5 melhores práticas para implantar na sua empresa? Continue lendo até o final!
1. Atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente é uma das questões mais importantes de uma empresa. Com a grande semelhança entre o que é ofertado pelas organizações, um bom atendimento acaba se tornando um fator de diferenciação e uma vantagem competitiva. Tal atendimento deve englobar alguns fatores para que seja completo e satisfatório. Confira.
Ser ominichannel
Os consumidores querem maior praticidade para encontrar canais de comunicação com as empresas. Dessa forma, estar presente em meios online e offline é de extrema importância. Por isso, invista em site, atendimento telefônico, SAC, atendimento via e-mail, redes sociais etc.
Utilizar um CRM
O CRM é uma forma de gerenciar o relacionamento com o cliente de forma integrada, ou seja, junta suas informações para automatizar processos, o que melhora o tempo de atendimento e reduz o índice de chamados reabertos.
Usar chatbots
Os chatbots são robôs que podem dar suporte ao cliente de forma instantânea em situações de pequena e média complexidade. Por terem um direcionamento de respostas, o cliente consegue aumentar a velocidade de contato. Mas não se preocupe com a personalização, pois os chatbots podem se passar por atendentes com frases, nome próprio e, inclusive, algumas interjeições.
Utilizar softwares
Por fim, procure também fazer uso de softwares voltados para o atendimento aos clientes e para o acompanhamento dos serviços. Um grande conhecido no mercado é o Zendesk, que inclui inclusive recursos de tickets para Help Desk.
2. Personalização
Personalizar um produto ou um serviço é uma forma de mostrar ao cliente que ele é único. Ao ver que recebeu uma vantagem de sua empresa, que não conseguirá receber de outra, a fidelização será certeira. Assim sendo, existem algumas formas de personalização, como:
- utilizar o nome do cliente em e-mails;
- perguntar sua cor favorita para mudar o layout de dashboards ou de algum produto em específico;
- enviar cartas do CEO da empresa com o nome do consumidor.
Para aumentar os insights de personalização, faça o seguinte exercício: pense como sua empresa poderia oferecer algo direcionado a um cliente específico. Com isso, você conseguirá aumentar as chances de pensar em formas de personalizar o que oferece!
3. Marketing
O marketing é uma ótima estratégia para conseguir comunicar o que se deseja ao cliente. Por meio do marketing digital ou do marketing offline é possível utilizar diferentes frentes para entregar valor ao consumidor. Veja abaixo.
Marketing digital
Com o marketing online, é possível realizar o envio de e-mails (propagandas, convites para eventos, newsletter, inbound marketing, cartas de agradecimento, pesquisas de satisfação etc.) de forma segmentada, com uma comunicação específica para cada base de leads, aumentando o nível de satisfação do consumidor. Também é possível utilizar as redes sociais para criar maior interação com os clientes, ao fazer posts com conteúdo, e para evidenciar o posicionamento da marca.
Marketing offline
Por outro lado, no marketing offline, é possível criar momentos de experiência e maior lembrança de marca para o consumidor. Isso pode ocorrer em eventos, feiras, com o merchandising no PDV e em outras tantas oportunidades que influenciam na fidelização da marca.
4. Brindes
O uso de brindes é uma ótima forma de fidelização, pois os clientes acreditam que estão sempre ganhando um mimo da empresa. Além disso, essa é uma ótima maneira de se fazer presente no dia a dia dos clientes! Que tal conhecer algumas opções de brindes? Confira.
Uso de totens interativos com impressão de fotos
Totens fotográficos são uma ótima forma de registrar um momento do seu cliente e adicionar sua logomarca. Trata-se de uma maneira interessante de colocar o consumidor como protagonista, fazendo-o recordar sempre do evento e da sua empresa quando olhar para a fotografia impressa. Ademais, alguns totens tem a possibilidade de postar a imagem diretamente nas redes sociais, o que aumenta a awarness de marca.
Produtos de uso rotineiro
Canecas, agendas, pen drives e porta objetos são exemplos de produtos que o cliente usa no dia a dia e que farão ele recordar da sua marca. Porém, tome cuidado para não ser clichê e oferecer brindes muito comuns que não vão ajudar na fidelização. Tente ser criativo e coloque-se no lugar do cliente. Pense sempre no que ele gostaria de ganhar.
5. Uso de tecnologias
O uso da tecnologia faz com que os consumidores vejam que sua empresa investe numa melhor experiência para os clientes e que se coloca à frente da concorrência. Por isso, utilizar tecnologias que facilitem o atendimento, e até mesmo a própria jornada de compra, é uma ótima solução.
Por exemplo, o uso de caixas de supermercado automáticos, em que você deve somente passar o código de barras e inserir o dinheiro para o pagamento, facilita e agiliza a compra, diminuindo filas.
Um outro exemplo que vem crescendo é a criação de aplicativos. A utilização deles pode trazer uma experiência diferente e mais simples ao consumidor. Por isso, faça um brainstorm com a sua equipe e veja se o seu negócio pode oferecer um APP. Aproveite também para verificar como ele mudaria a satisfação dos consumidores.
Viu como fidelizar clientes não é uma tarefa impossível? Ao agregar mais valor à jornada de compra do consumidor, benefícios como propagação da marca e aumento de recompra serão certeiros. Portanto, invista em um atendimento ao cliente de qualidade, personalize seu serviço, use o marketing a seu favor, ofereça brindes que façam diferença para o cliente e utilize tecnologias para inovar!
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