Guia: tudo o que você precisa saber sobre a importância do endomarketing
Entre as diversas tendências que impactam a atuação das empresas, uma tem se destacado de forma significativa: a adoção do RH 4.0, que coloca essa área no centro das estratégias de negócio. Nesse novo contexto, as ações voltadas para o público interno são mais valorizadas, bem como a importância do endomarketing dentro das organizações.
Essa é uma das frentes mais importantes da área de Recursos Humanos, uma vez que é justamente a que planeja e executa as estratégias de incentivo e motivação dos funcionários, sempre com o objetivo de aumentar sua satisfação e produtividade, bem como reduzir a taxa de turnover e seus custos.
Quando criada de forma eficiente, uma estratégia de endomarketing fornece diversos outros benefícios e ganhos a um negócio — o que chega a impactar até mesmo em sua competitividade no mercado. Entretanto, para aproveitar essas vantagens, é fundamental entender bem esse conceito e como colocá-lo em prática por meio de uma estratégia que seja adequada para a organização e seu quadro de funcionários.
Pensando nisso, criamos esse guia completo com todas as informações sobre a importância do endomarketing e como essa ferramenta pode ajudar o seu negócio. Leia até o final para entender!
O que é endomarketing?
Vamos começar com a explicação do termo endomarketing! Para isso, precisamos quebrar a palavra em duas: “endo”, que significa interno ou dentro, e “marketing” que pode ser entendido como um conjunto de ações para identificar e sanar as necessidades de um mercado ou público-alvo, além de gerar, assim, valor para um negócio.
Dessa forma, é possível definir o endomarketing como o marketing voltado para o público interno de uma empresa. A prática também é chamada de marketing interno ou institucional. Nesse caso, a ideia é gerar valor e satisfazer as necessidades dos colaboradores para obter benefícios para o próprio negócio.
A estratégia é criada por um time que une profissionais tanto do RH, quanto do Marketing da organização. O objetivo é definir um plano de ações que resulta em um ambiente motivador, inspirador e eficiente para os colaboradores — tudo isso para garantir mais produtividade e competitividade para a empresa no mercado.
Qual a importância do endomarketing para o sucesso das empresas?
A importância desse tipo de investimento é cada vez maior, não apenas para acompanhar a tendência de adoção do RH 4.0 e a valorização do funcionário, mas também para criar um ambiente organizacional onde esses profissionais permanecem em sua máxima produtividade e fidelidade à empresa.
Essa realidade é resultado da percepção de que os colaboradores são o principal ativo de uma organização, uma vez que eles são responsáveis por executar e pensar em melhorias para todos os processos que fazem a empresa ser o que ela é — desde a operação de maquinários e computadores, escolha de tecnologias e movimentações internas até o contato direto com o cliente no mercado.
Dessa forma, empresas que possuem funcionários motivados, engajados e bem preparados para lidar com os desafios do mercado, criam um ambiente mais eficiente e competitivo.
O que o endomarketing pode fazer pela sua empresa?
Como dito anteriormente, o endomarketing proporciona diversos benefícios para as organizações. A seguir, você confere uma descrição dos principais deles para enxergar o potencial dessa estratégia para o seu negócio.
Aumentar a motivação dos colaboradores
As ações do endomarketing têm como um de seus objetivos aumentar a motivação dos colaboradores. Isso acontece porque as necessidades desse público são atendidas e, assim, é criado um ambiente em que eles se sentem valorizados e incentivados a serem melhores profissionais.
Otimizar a produtividade
O resultado de um ambiente organizacional positivo e motivador é o aumento da produtividade dos funcionários. Quando eles se sentem valorizados e satisfeitos com suas condições de trabalho, tendem a se dedicar mais à suas responsabilidades e entregar melhores resultados para a empresa.
Reduzir a rotatividade de funcionários
Outro benefício gerado por uma boa estratégia de endomarketing é a redução da taxa de rotatividade ou turnover de funcionários. Quando os colaboradores não estão satisfeitos, eles tendem a procurar novas oportunidades no mercado e abandonar a empresa. Esse processo gera custos para o negócio e é uma constante preocupação do RH.
Quando práticas dessa estratégia são adotadas, é possível perceber uma redução drástica dessa medida. Isso porque os colaboradores não sentem a necessidade de deixar um ambiente que os motiva e investe em sua satisfação como profissional.
Aumentar a lealdade dos colaboradores
Quando a empresa visa atender as necessidades dos colaboradores e criar um ambiente propício para o seu desenvolvimento, o sentimento criado é de lealdade, afinal, ele se sente acolhido e valorizado. Dessa forma, os membros do time se tornam mais comprometidos com os resultados da empresa e realmente “vestem sua camisa”.
Melhorar o clima organizacional
De forma geral, o clima interno da empresa é impactado de forma positiva com as mudanças geradas pelo endomarketing. Os funcionários ficam mais motivados, engajados e a comunicação é melhorada, o que gera um ambiente mais positivo para o trabalho e dia a dia de todos.
Garantir qualidade de vida no trabalho e bem-estar
Outro benefício importante proporcionado por ações de endomarketing é a garantia de qualidade de vida no trabalho e bem-estar para seus colaboradores. Atualmente, os profissionais não valorizam apenas salário e um ambiente positivo e seus benefícios são, muitas vezes, mais importantes para sua satisfação do que valor monetário.
Aumentar a atratividade do negócio para profissionais no mercado
O novo cenário que coloca os profissionais como principais ativos das organizações gerou uma disputa constante entre elas: encontrar e manter os melhores colaboradores. Quando uma empresa valoriza seus funcionários, eles tendem a falar bem dela e criar uma imagem que atrai outros talentos. Esse fator ajuda na disputa do mercado.
Gerar melhores resultados financeiros
Com uma equipa mais produtiva, menores taxas de rotatividade e maior facilidade para contratar talentos, a empresa passa a gerar melhores resultados financeiros. Os ganhos são decorrentes tanto dos gastos eliminados quanto da capacidade produtiva criada.
Aumentar a competitividade do negócio
Um dos principais benefícios de uma estratégia de endomarketing é a possibilidade de aumentar a competitividade do negócio por meio dela. Empresas que fortalecem seu ambiente interno tendem a estar melhor preparadas para aproveitar oportunidades de mercado e superar momentos de crise.
Como colocar o endomarketing em prática?
Agora que você já entendeu o conceito e todos os benefícios gerados por uma boa estratégia de endomarketing, o que acha de aprender a colocar uma em prática? Veja abaixo um passo a passo!
Reconhecimento de sua importância
O primeiro passo é identificar a necessidade de adotar a estratégia e garantir que as demais áreas da empresa também reconheçam sua importância. Para isso, é indicado que o time de RH faça um levantamento de dados do mercado e mostre os impactos que possíveis mudanças de endomarketing podem causar no negócio.
O ideal é que o RH trabalhe em conjunto com o time de Marketing da organização para aproveitar seu conhecimento, habilidades e acessos dentro das demais áreas. O principal é convencer a diretoria para conseguir liberação de orçamento e tempo para o projeto.
Planejamento da estratégia
O próximo passo é realizar o desenho da estratégia de endomarketing. Para isso, é necessário definir o objetivo de seu plano, selecionar as ações que serão utilizadas, definir o tempo de implementação e o orçamento necessário para que tudo aconteça sem problemas. Para facilitar essas decisões, é indicado o uso de dados como:
- pesquisa de satisfação, pois ela ajuda a entender quais funcionários e áreas devem ser prioridade;
- pesquisa de clima organizacional, que permite compreender o ambiente atual e como funciona a dinâmica de relacionamentos da empresa;
- nível de desenvolvimento do time, pois facilita a identificação de treinamento e capacitações que podem ser oferecidas para aumentar a produtividade;
- perfil dos funcionários, já que com isso é possível compreender quais benefícios e ações são mais interessantes para cada colaborador.
Cronograma e métricas de acompanhamento
Com todos as informações definidas, é o momento de estabelecer um plano tático de implementação da estratégia. Para isso, é necessário definir um cronograma. Considere itens como:
- datas comemorativas, como aniversário dos funcionários e da organização;
- feriados e datas especiais como o Dia Internacional da Mulher, Dia dos Pais, Dia das Mães, Páscoa, Dia das Crianças e Natal;
- prazos e entregas necessários para a execução de todas as ações pensadas.
Além do cronograma, é essencial definir quais métricas serão utilizadas para validar os resultados obtidos pela estratégia durante seu acompanhamento. Esses valores são importantes para realizar melhorias e validar a necessidade desse investimento. Alguns indicadores são:
- a satisfação dos funcionários;
- o clima organizacional;
- a produtividade;
- o nível de desenvolvimento técnico;
- a rotatividade.
Implementação e acompanhamento
Esse é o momento de implementar e acompanhar sua estratégia de endomarketing. Aqui, você precisa utilizar os dados coletados pelos indicadores para identificar oportunidades de melhorias e garantir bons resultados para o negócio.
Quais as principais ações que podem ser utilizadas na estratégia?
Existem diversas ações que as empresas podem adotar dentro de uma estratégia de endomarketing. Colocamos abaixo uma lista das 12 mais importantes e usadas no mercado. Acompanhe!
1. Otimização de processos de comunicação interna
Uma boa comunicação interna é fundamental para criar um ambiente de trabalho positivo e motivador. Por isso, otimizar os processos de comunicação dos colaboradores deve ser um dos principais objetivos de uma estratégia de endomarketing.
O ideal é que a comunicação seja fluida dos dois lados, tanto do topo para baixo, quando de baixo para cima. Isso quer dizer que um bom processo dá voz aos profissionais do negócio e permite que eles exponham suas opiniões e contribuam de forma mais ativa — o que garante que eles se sintam parte do negócio.
2. Palestras e eventos motivacionais
Outra ação muito adotada é o uso de palestras e eventos motivacionais para os colaboradores. Esses acontecimentos ajudam os profissionais no desenvolvimento de metas e objetivos pessoais e de carreira, pois faz com que eles compreendam como a empresa pode contribuir nesses desejos.
Eventos desse tipo tendem a criar uma imagem positiva da empresa para os colaboradores, uma vez que valoriza sua carreira de desenvolvimento no mercado. Isso mostra que o colaborador não é apenas um item na produção do negócio, ele é importante como pessoa.
3. Iniciativas de integração
As iniciativas de integração são feitas com o objetivo de aproximar os colaboradores com a organização e com os demais membros do time. Esse tipo de ação proporciona momentos ricos de trocas de conhecimento e experiências para todos.
Para isso, há uma infinidade de opções para o time de planejamento. Entre as mais comuns estão o happy hour, café da manhã, festas temáticas e de fim de ano. Nesse momento, é criado um ambiente propício para valorizar o colaborador e seu trabalho, bem como incentivar amizades e proximidade entre eles.
Outras maneiras diferentes de integrar os profissionais é por meio de projetos da empresa, por meio de competições, grupos de desenvolvimento ou ações beneficentes, como doação de sangue e visitas em ONGs que a organização apoia.
Muitas organizações também criam um ambiente coletivo fora do local de trabalho focado no lazer dos colaboradores, como é o caso da criação de times de esportes e outros exercícios coletivos.
Todas essas ações também contribuem com algo muito importante para as organizações: a apresentação dos valores da empresa. Essa prática cria identificação dos colaboradores com seu ambiente de trabalho e reforça os laços entre eles.
4. Benefícios para os colaboradores
Um bom pacote de benefícios também é considerado parte das ações de endomarketing de uma empresa. Investir em itens que vão além dos benefícios obrigatórios mostram a valorização que a empresa tem com seus colaboradores.
Alguns exemplos muito utilizados são parcerias que oferecem planos de academia, cupons de desconto para massagens, salões de beleza e espaço para pets. Outro item muito explorado nessa estratégia é o incentivo à educação e desenvolvimento: a empresa paga por parte dos estudos dos funcionários, seja em uma especialização ou curso de idiomas.
Uma tendência muito valorizada no mercado é a flexibilidade de horário de trabalho e home office, pois essas ações demonstram que a empresa confia nos colaboradores e entende que rotinas muito fechadas não são positivas para o dia a dia das pessoas. Além disso, esse modelo segue a nova visão do mercado, onde o foco é a produtividade, independentemente de onde ou como o funcionário trabalha.
Muitas organizações trabalham com o incentivo da bonificação por desempenho. Nesse modelo, os funcionários são valorizados por seu desempenho e contribuição para a empresa. Os prêmios podem ser bonificações monetárias, viagens, experiências ou presentes físicos.
5. Pesquisa de satisfação com os colaboradores
A pesquisa de satisfação é uma medida de avaliação dos resultados das ações de endomarketing e uma forma de mostrar aos colaboradores que o negócio se importa com sua opinião e deseja melhorar cada vez mais.
O ideal é que o processo seja feito sem constranger os colaboradores, com total liberdade para que eles realmente apresentem os problemas que enfrentam e como seriam suas soluções ideais. Para isso, vale a pena adotar o uso de um formulário online ou de papel e caixas de sugestões. O processo de feedback também é interessante.
6. Programa de indicação de vagas
Um programa de indicação de vagas é uma ótima estratégia para reduzir os custos dos processos de contratação ao mesmo tempo que valoriza os atuais colaboradores da empresa. Nesse modelo, antes de ir ao mercado buscar por novos profissionais, há um processo de solicitação de indicações para o time interno, o que mostra que a empresa confia em sua opinião.
7. Plano de carreira
Um bom plano de carreira cria uma imagem positiva para a organização, pois demonstra que seus profissionais são valorizados e possuem um ambiente de desenvolvimento para atuar. Uma forma simples de fazer isso é, quando novas oportunidades surgirem, antes de ir ao mercado, considerar os próprios membros do time para serem promovidos.
8. Feedback positivo verbal
Uma forma simples de incentivar e valorizar os colaboradores é através do feedback positivo verbal. Incentive os gestores e superiores do time a reconhecer bons trabalhos e resultados e agradecer pelo bom desempenho de cada membro. Esse gesto é simples, mas garante profissionais cada vez mais valorizados.
9. Programa de treinamento e capacitação
Uma estratégia cada vez mais importante é o desenvolvimento de um programa de treinamento e capacitação. O objetivo é aumentar as qualificações e preparo do time. Como resultado, a empresa melhora as práticas internas, reduz erros e aumenta sua eficiência ao mesmo tempo em que valoriza o profissional e seu desenvolvimento.
O ideal é que seja feito um levantamento das necessidades de treinamento (LNT) do time para identificar quais as lacunas de conhecimentos atuais, bem como as melhores maneiras para preenchê-las. Nesse processo, o perfil de aprendizado de cada colaborador é determinado e um plano de práticas que seja interessante para cada um é criado.
Uma tendência no mercado é o uso da educação digital corporativa, como plataformas de ensino EAD e aplicativos para smartphones. Outras técnicas interessantes são a gamificação, edutainment e pílulas de conhecimento.
10. Projeto de divulgação dos colaboradores
Uma ação que melhora ainda mais o ambiente interno é criar um projeto de divulgação dos colaboradores, pois isso valoriza suas entregas e bom desempenho. Para isso, é possível criar um ranking de funcionários com apenas o top 3 em destaque e que não apresente os que ficaram no final — porque isso pode gerar constrangimento.
Boas maneiras de fazer isso é com o envio de e-mails para todo o time, reconhecê-los durante reuniões e por meio de uma tv corporativa. Também é possível valorizar ideias criativas, projetos que deram certo e práticas inovadoras. Essa prática incentiva o bom resultado e aumenta a satisfação do time.
11. Participação em workshops e eventos do setor
Outra ação que reforça a imagem da empresa e incentiva os colaboradores é sua participação em workshops e eventos do setor. A organização pode investir em sua presença nesses locais para reforçar sua atuação e dar a oportunidade de seus principais colaboradores se exporem no mercado.
Para isso, é possível ter um stand que apresenta serviços e produtos, mostra resultados e como a organização atua na sociedade, bem como os objetivos e metas para o futuro do negócio. Os colaboradores que participarem possuirão uma ótima oportunidade para apresentar seu trabalho e representar a organização.
12. Organização de eventos institucionais
A organização pode realizar seus próprios eventos institucionais, como fóruns e convenções. Esses momentos podem ser utilizados tanto para valorizar os profissionais — já que permitem que eles explorem outras responsabilidades e desafios em sua carreira — quanto para aumentar a relação com demais membros de sua comunidade, como clientes e stakeholders.
Eventos focados apenas no público interno também são interessantes. Esses encontros servem para gerar interação entre os membros de diferentes unidades e frentes do negócio, apresentar novos produtos e serviços, demonstrar os resultados e desafios vencidos, bem como determinar as novas metas da organização.
Nesse momento, é possível valorizar ainda mais os colaboradores por meio de competições e espaços para que eles apresentem seus resultados. Uma prática muito comum é premiar os melhores colaboradores do ano, pois — mais uma vez — isso mostra como eles são importantes para o sucesso do negócio.
É sempre indicado finalizar esses momentos com confraternização e comemoração. Promova uma festa com shows, atrações e outros benefícios para agradecer o que os colaboradores representam para a organização.
Como escolher parceiros para suas ações?
É muito comum procurar por parceiros para realizar suas ações e executar sua estratégia com maestria. Além de possuírem mais conhecimento sobre cada atividade — como a elaboração de treinamentos, implementação de sistemas de avaliação e criação de eventos —, essas empresas também oferecem um time especializado que otimiza suas decisões e garante o melhor retorno sobre seu investimento (ROI).
Porém, a escolha dessas empresas deve ser feita com cuidado. Quase sempre, optar pelo menor preço significa perder em qualidade e aumentar os riscos de problemas em seu projeto. Por isso, o mais indicado é buscar fornecedores com experiência e referência no segmento de sua atuação.
Como você pode ver, fica evidente a importância do endomarketing para as organizações, principalmente para aquelas que desejam crescer e se manter competitivas no mercado. Para isso, é fundamental ter um bom planejamento e criar uma estratégia que realmente pense nas necessidades de seus profissionais.
Agora que você já conhece a importância do endomarketing e como criar uma estratégia de sucesso, continue a ter acesso a mais novidades e conteúdos sobre esse e outros temas que melhoram seus resultados de negócio. Assine nossa newsletter e receba-os diretamente no seu e-mail!