7 livros sobre marketing que você deve priorizar em sua carreira!
Estar em dia com a leitura não pode ser uma opção, mas uma prioridade para quem deseja constante crescimento e valorização em sua área. E livros sobre marketing são uma ótima pedida na prateleira de qualquer profissional como forma de investir na sua própria imagem e da empresa.
Afinal, atualização constante é um ponto-chave para garantir o sucesso profissional, como veremos a seguir. Por isso, é importante incluir já entre seus bons hábitos de vida um tempo para ler e aprender mais, galgando ótimas oportunidades na carreira.
Estudar ferramentas e teorias sobre Marketing será sempre uma prática importante para empreendedores, empresários e profissionais que lidam com qualquer tipo de negócio. Essa é uma área que sempre apresenta novidades e grandes oportunidades de estudo.
Se você deseja saber quais obras não podem faltar na sua estante, continue a leitura! Atualize sua biblioteca e renove seu conhecimento em marketing!
Saiba que sucesso profissional pede atualização constante
Há alguns anos, ter um diploma universitário em mãos era a garantia para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho. Contudo, com as inovações tecnológicas em ritmo exorbitante e mudanças crescentes no meio corporativo, além da concorrência cada vez mais acirrada, os profissionais precisam estar em constante evolução para se manterem de pé em qualquer área.
Isso significa manter o networking atualizado, investir em treinamentos e cursos e, principalmente, buscar autodesenvolvimento incessante para conquistar boas posições na carreira. Nesse contexto, investir em livros é uma excelente saída para a maioria dos profissionais que costuma viver com o tempo apertado e, muitas vezes, não pode dispor de grandes recursos para custear capacitações, principalmente cursos de pós-graduação, que costumam ser caros.
Além disso, com acesso a uma literatura cuidadosa e direcionada, você consegue se atualizar de forma autodidata, gradual e constante. Com vontade e determinação, é possível manter-se atualizado em salas de espera do consultório, na praia, no avião e no conforto de casa, antes de dormir. Quer excelentes dicas de livros sobre marketing e gestão para se reciclar e renovar o conhecimento? Veja a lista a seguir!
Veja 7 livros fundamentais sobre marketing
Existe uma vasta literatura com obras cada vez mais complexas e bem estruturadas acerca do mundo do marketing. Novos autores estão surgindo e tendências revolucionárias devem modificar o cenário da área nos próximos anos.
Contudo, para quem está começando a trabalhar com marketing e gestão, ou quem deseja aprofundar o conhecimento, é importante ler referências no mercado quando se trata de divulgar uma marca, melhorar o relacionamento com os clientes e conhecer ações concretas para conquistar o público-alvo.
Por isso, destacamos 7 livros que precisam estar na sua prateleira para consultas e leitura obrigatória. Veja, a seguir!
1. Administração de marketing (Philip Kotler e Kevin Keller)
O primeiro na lista dos livros imprescindíveis sobre o assunto é considerado a “Bíblia do Marketing” entre a maioria dos especialistas no assunto. Mais de 40 anos após a sua primeira edição, “Administração de Marketing” continua como um best-seller atualizado e uma ferramenta completa sobre conceitos, tendências e aplicabilidades do tema.
Os autores discursam sobre diversos tópicos, que vão desde Brand Equity ao Marketing Digital nos dias atuais. É uma verdadeira aula de marketing em quase 800 páginas. Justamente pela engenhosidade de antecipar tantas mudanças no mercado e ajudar o leitor a se adaptar a elas, a obre se torna obrigatória para quem busca conhecimento no tema.
Sobre Philip Kotler, é considerado um dos maiores especialistas no mundo na prática do marketing. Simples assim. Ele já escreveu quase 60 livros ao longo de sua carreira, além de quase 200 artigos sobre o assunto. Possui pós-doutorado e, desde 1988, é professor titular da cadeira de Marketing Internacional na Universidade de Northwester, no estado americano de Illinois.
2. A Vaca Roxa (Seth Godin)
Assim como Kotler, não há como transitar pela área de marketing, vendas e gestão e nunca ter ouvido falar em Seth Godin. Autor de quase 20 best-sellers sobre o assunto, traduzidos para mais de 30 línguas, ele possui no currículo o livro sobre marketing mais vendido na última década.
O livro em questão é “A Vaca Roxa”, também considerado um clássico sobre o assunto. Em um mundo cada vez mais competitivo, com tantas opções e alternativas de produtos e serviços, não basta mais usar uma simples (mesmo boa) propaganda para convencer um cliente.
Nesse contexto, o livro ensina a ser diferente, a dominar a arte de inventar para ser notado, ou seja, como ser “a vaca roxa”, provocar “Otaku” (lendo o livro você descobre o significado), em qualquer carreira, para ganhar espaço. O autor dá dicas sobre como superar, também, os desafios que surgem ao assumir uma nova postura, usando a criatividade e a ousadia a seu favor.
3. A estratégia do Oceano Azul (Chan Kim e Renée Mauborgne)
Este é outro livro que não pode faltar na coleção de quem busca mais aprofundamento em marketing, especialmente no estudo sobre nichos de mercado.
De forma inteligente e clara, os autores procuram ensinar como fugir do sangrento, competitivo e saturado cenário da concorrência acirrada (oceano vermelho) e navegar por novos espaços (oceano azul), onde há como explorar novos nichos, livres de tamanha competitividade.
Para ajudar a escrever o caminho das pedras, em que sugerem estratégias para novas formas de crescimento e expansão, os autores analisaram o discurso de empreendedores e empresas que alcançaram o sucesso e, também, que fracassaram em seus objetivos.
4. Bíblia do Marketing Digital (Cláudio Torres)
Como o próprio nome sugere, esse é um verdadeiro guia para quem deseja dar os primeiros passos e conhecer mais a respeito do mercado de marketing digital.
A obra aborda diversos aspectos do tema, detalhando conceitos como redes sociais, e-mail marketing, marketing de conteúdo, monitoramento e tantos outros. Ele revela como o marketing digital é abrangente e muda a todo momento.
O livro é excelente para quem está começando na carreira ou quem almeja empreender em web marketing. Há vários exemplos e aplicações práticas e didáticas que ajudam a eliminar as principais dúvidas sobre como realizar cada tópico abordado.
5. Box — Small Data e A Lógica do Consumo (Martin Lindstrom)
Nesse “combo” estão reunidos dois grandes best-sellers de Martin Lindsrom, considerado um especialista em identificar o caminho dos desejos de consumo mais profundos de clientes em todo mundo.
Por causa de sua habilidade, o autor é contratado de grandes marcas pelo planeta que procuram entender e avaliar os hábitos de compra de seus consumidores. Em “A lógica do consumo”, ele revela ao leitor os detalhes de diversas pesquisas que apontam por que alguns produtos vendem e outros não.
O estudo também mostra aspectos relevantes da neurociência aplicados ao consumo, mostrando como o cérebro das pessoas age diante dos estímulos impostos por diferentes propagandas.
Já em “Small data”, Lindstrom mostra seu singular método de trabalho, revelando muitas pistas acerca de consumo, escolhas e direcionamento de compras que podem ajudar a alavancar grandes lucros em empresas das mais variadas áreas.
6. Web Analytics 2.0 (Avinash Kaushik)
Esse é um livro indispensável para quem deseja saber tudo sobre métricas. O autor Avinash Kaushik não deixa de fora nenhum detalhe sobre o assunto e expõe uma verdadeira aula sobre o tema. Há dicas sobre como transformar números em ações práticas, o que são os famosos testes A/B e muitos outros tópicos fundamentais.
Além disso, ele mostra como identificar o perfil de internautas que mais visitam os sites e mostra como deve ser a escolha do tipo de análise que mais se adéque a cada negócio.
7. Contágio: por que as coisas pegam? (Jonah Berger)
O professor de marketing da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, Jonah Berger, revela em mais de 200 páginas os ingredientes para se obter o sucesso em qualquer negócio.
Até aí seria mais um livro sobre empreendimento se o autor não buscasse ensinar como chegar ao topo sem precisar investir muito dinheiro nesse objetivo. Por isso, é também um clássico na área de gestão e empreendedorismo, com muitas dicas e estratégias sobre administração.
Com tantos excelentes livros sobre marketing em mãos, o caminho para o sucesso será mais prazeroso e dinâmico, tornando-o um profissional mais ativo e autodidata. Essas são, inclusive, qualidades essenciais, além de um bom conhecimento na área, valorizadas em um profissional que quer se destacar em qualquer carreira.
E aí, gostou do artigo com os principais livros sobre marketing? Curta a nossa página no Facebook e mantenha-se atualizado com muito mais conteúdos relevantes!